Regras de etiqueta em almoço ou jantar de negócios

Janeiro 8, 2018 1

Almoços e jantares são muito comuns no dia a dia profissional, pois confere às pessoas uma possibilidade de se conhecerem melhor e possui um ambiente menos formal do que as tradicionais reuniões em escritórios. Apesar de ser um ambiente um pouco mais descontraído, é necessário ter alguns cuidados na postura e em determinadas atitudes para que a primeira impressão seja agradável.

Vamos aos pontos de eventuais situações:

Reclamações: ao se deparar com alguma situação desagradável em um restaurante, não discuta com o garçom diretamente. Apresente sua queixa ao gerente do estabelecimento para que o problema possa ser solucionado. Não é necessário questionar ao garçom sobre quem é o gerente, pois normalmente ele estará com uma roupa diferente dos demais funcionários.

Obs.: Antes de fazer uma reclamação pergunte-se se ela realmente é necessária, pois às vezes um erro pequeno que lhe incomode um pouco pode custar o emprego de um funcionário.


A conta: Ao sair com alguém, se o estabelecimento não possuir comandas individuais se ofereça para pagar a conta, se a pessoa insistir em pagar aceite e agradeça com educação. Quando for convidada para jantar, não presuma que a pessoa irá pagar a conta, esteja preparada.

Postura à mesa: muitos de vocês já devem conhecer as regras de etiqueta básicas: não colocar os cotovelos sobre a mesa, sentar-se com a postura correta, evitar arranhar os talheres no prato etc, mas, este tópico merece três destaques importantes:

  • Maquiagem: você pode ficar à vontade para usar a ‘make’ que quiser, mas na hora do batom evite usar os de cores fortes pois normalmente eles transferem para o copo e talheres e o seu/sua acompanhante não precisa ver a marca do seu batom nos utensílios. Se você esqueceu desta dica ou se você não abre mão do batom vermelho no jantar, tente tomar uma bebida que seja possível usar canudo, pois assim a marca fica mais discreta.
  •  Se o seu prato de comida demorar mais do que o de seus acompanhantes para ser servido, diga que eles podem começar a comer antes de você, e caso a situação seja oposta (se o seu prato for sérvio primeiro), espere até que o prato dos demais chegue.
  • Evite fazer comentários a respeito da sua dieta nem sobre o quanto vai engordar após ter pedido um determinado prato.

Usando os guardanapos: ao sentar-se à mesa,  o guardanapo de pano deve ser posto sobre o colo, se precisar levantar não o coloque novamente sobre a mesa, deixe dobrado no seu assento.

Fazendo o pedido: não chame o garçom se ainda não tiver definido o que vai pedir, tampouco fique discutindo a respeito do prato com seus acompanhantes, é uma situação desagradável para o garçom e falta de respeito com os demais clientes que aguardam para serem atendidos.

Perguntas polêmicas:

Posso levar comida para casa? Sim, pode. Hoje em dia é muito comum, mas não precisa dizer que é para o cachorro, ok? Rs.

Posso provar comida no prato de outra pessoa? Essa é clássica e muito difícil de responder, isso vai depender da intimidade que você tem com a pessoa e do tipo de comida que vocês pediram, se forem familiares ou amigos é muito comum, mas em uma refeição com colegas de trabalho ou reunião de negócios, evite, ainda que vocês sejam íntimos.

Devo pagar os 10% de serviço? Não é obrigatório, mas é um ato de generosidade.

Lembrando que esse post foi feito para guiar determinadas situações em uma reunião formal com colegas de trabalho, parceiros e demais pessoas que não são tão íntimas, claro que podemos ficar mais à vontade em um “happy our” ouem reuniões com amigos, no entanto, onde quer que esteja educação nunca é demais.

 

Um beijo da dama!

 

 

 


muito bom Carol parabéns

Janeiro 8, 2018 at 8:56 pm admin Reply

Leave a comment:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: